FINESTRA
FINESTRA
A cortina além de seu papel decorativo, pode desempenhar diversas funções no seu ambiente como proteção térmica, controle de iluminação e garantir mais privacidade. Mas cada produto tem suas respectivas características e você deve estar atento a algumas informações para fazer a escolha certa:
Posso lavar minhas cortinas em casa?

Cortinas com tecidos 100% poliéster são os mais recomendados para quem quer lavar as cortinas em casa. O ideial é se informar na hora da compra se o tecido da cortina é pré-lavado ou possuiu uma porcentagem de encolhimento. Se estiver em dúvida, o ideal é encaminhar suas cortinas para lavanderias especializadas.

Cortina escura ou clara?

Na hora de optar pela cor das suas cortinas, lembre-se que cada tom tem suas características. Tecidos mais escuros, costumam desbotar com a exposição direta da luz solar, além de reterem calor, aumentando a temperatura do ambiente. As cores claras deixam o ambiente mais leve e facilitam a sua vida na hora de decorar, pois facilitam na hora de compor com os demais elementos do ambiente.

FINESTRA
Tecidos leves ou pesados?

Tecidos leves e fluídos são ideias para preservar parcialmente a privacidade do ambiente sem perder a luminosidade externa. Os tecidos pesados são os mais recomendados para bloquear com mais eficiência a entrada de luz e para aumentar a proteção térmica do ambiente.

Escolha das cores.

As cortinas e persianas compõem a decoração do ambiente, por isso é preciso estar de acordo com os demais elementos utilizados como móveis, objetos e acessórios.

Cores neutras e claras se adequam com mais facilidade a qualquer tipo de estilo e funcionam melhor nos mais diferentes estilos de decoração. Cores vivas, tons mais marcantes, motivos geométricos e estampas podem trazer um charme único para o ambiente, porém devem estar de acordo com o restante do ambiente para não tornar o ambiente pesado e cansativo.

Na hora de selecionar a cor da sua cortina, tente escolher alguma cor complementar aos elementos que compõem seu ambiente.

Fique atento ao tamanho da cortina!

É importante que sua cortina seja de 15 a 20 centímentos maior em cada lado das janelas ou portas. Dessa maneira aumentamos a proteção contra luminosidade e calor. Avalie também a distância entre a janela, paredes, teto e chão, sendo que:

  • Se a distância entre as laterais da janela e parede forem menores que 50cm, o ideal é cobrir a área toda,

  • Se a distância entre a janela e o teto for menor que 30cm, faça a cortina partindo do teto,

  • Se a distância entre a janela e o chão for menor que 30cm, opte por um modelo longo. Em geral, as cortinas são utilizadas até o chão (deixando 1cm do piso, para não acumular sujeira na peça), por questões estéticas.

Quando é recomendado utilizar persianas?

As persianas são se desenvolvendo com o passar dos anos e hoje oferecem diversas opções de modelos e cores, sendo os mais utilizados: vertical, horizontal, painel, rolô e romana.

Devido a essa variedade, ela passou a ocupar cada vez mais espaço nas residências, uma vez que eram utilizadas prioritariamente em ambientes comerciais e escritórios. Versátil, de fácil instalação e manutenção, são indicadas para ambientes compactos, pois ocupam pouco espaço e ainda permitem automatização.

É recomendado a utilização de persianas em ambientes sujeitos a maior umidade como banheiros, cozinhas e lavanderias, uma vez que os tecidos podem mofa, se expostos a umidade.

Persianas e cortinas juntas, é possível?

Você pode mesclar os produtos e utilizar a modernidade e versatilidade das persianas e o charme das cortinas.


Escolha dos materiais.

Fique atento a escolha dos materias da sua cortina. É preciso avaliar a sua utilização e respeitar as características de cada material a seu uso. Tecidos pesados apresentam alguma restrição na hora de dobrar.

Tecidos muito leves, não funcionam em janelas muito grandes ou que ficam abertas frequentemente. Se a janela for uma passagem de ar, alguns tecidos e acabamentos podem não resistir a ação do vento em um longo prazo.


Portas e Janelas.

É importante avaliar o formato, acabamento, abertura e utilização de portas e janelas para definir qualquer é a melhor solução de cortina/persiana antes de optar pela sua escolha. Esses elementos podem influenciar diretamente na forma como seu produto vai se comportar.

FINESTRA
Composição de ambiente.

Para acertar a escolha da cor da cortina, leve em consideração todos os elementos da ambientação, como cores ou revestimento das paredes, estilos de móveis e demais componentes.

O ideal é que a cortina seja o último elemento a ser colocado. Em ambientes que possuem eletrônicos como TV ou home theater é comendado a utilização do blackout, pois é um ótimo isolante de luminosidade.

Transformar seus ambientes em locais
mais sofisticados e confortáveis
é mais fácil do que você imagina.
SOLICITE SEU ATENDIMENTO
AIRWAY